A Guerra de Canudos, foi um sangrentissimo conflito militar ocorrido dentro do território brasileiro, no final do século XIX, entre 1896 e 1897, sendo a primeira grande experiência militar do Brasil após a Guerra Do Paraguai, e a primeira após a Proclamação Da Republica em 1889, quando militares, iniciaram um golpe e depuseram o Imperador Dom. Pedro II.
Veremos neste artigo como a Guerra de Canudos, foi não só um dos mais cruéis e sociopaticos atos de violência do governo brasileiro contra o povo brasileiro, mas também veremos, como este conflito foi uma grande oportunidade de as forças armadas testarem armas de ponta, as mais recentes e eficazes descobertas da Engenharia Bélica, contra uma população tão miséravel, que nem mesmo tinha recursos para resistir, mas que mostraram imensa coragem, para enfrentar até mesmo um inimigo infinitamente mais forte, e com mais poder de fogo, Canudos não se rendeu um exemplo único em toda a história. A cidade caiu ao entardecer do dia 5 num combate onde tombaram seus ultimos defensores que todos morreram. Eram este 1 menino, 1 velho e 2 homens feitos que pereceram frente os raívosos rugidos de mais de 5.000 soldadados (Euclides da Cunha, "Os Sertões" ) .
Revolveres.
Colt 1892.
Este foi o primeiro Revolver de Ação Dupla, fabricado na história dos Estados Unidos, com um prático sistema para recarga e uso, tinha capacidade para 6 tiros, com munição de calibre 38.
Este foi projetado nos Estados Unidos para ser usado, tanato pela marinha americana, quanto para o exército americano, foi o primeiro revolver a usar uma coronha feita de um sólido acabamento em madeira tornando a perfeita para pontaria. Seu sistema de repetição era tão eficiente e moderno que os principios de fabricação são usados até hoje para fabricar diversos tipos de rolveres.
Colt 1877.
Foi um revolver de ação dupla, fabricado pela companhia norte americana Colt. Fabricado de 1877 até 1909, com um total de 150.000, armas fabricadas.
Revolver Beaumont-Adams.Foi o primeiro revolver de ação dupla do mundo, muito preciso para ser utilizado a distâncias razoaveis, usva munição do calibre mais popular de sua época, o .47
Armas longa e rifles.
Gewehr 88.
Inventado após a Guerra Franco-Prussiana, de 1870-1871, e passou a ser utilizada pelo Exército Imperial Alemão, após a fundação deste ultimo.
O fuzil Gewehr 88 foi criado após a tenssões internacionais na Europa começarem a crescer cada vez mais, pricipalmente entre a França, que havia introduzido ao mundo todo novas armas e munições de ultima geração, e a Alemanha, que ainda estava relativamente atrasada em relação a esta ultima, em relação ao desenvolvimento da técnologia bélica.
Disparava o moderno projetéis 7,9X57J, era a arma perfeita para o tipo de combates no solo cheio de relevos encontreados no Belo Monte e em canudos.
Disparava o moderno projetéis 7,9X57J, era a arma perfeita para o tipo de combates no solo cheio de relevos encontreados no Belo Monte e em canudos.
Mauser 1894.
Fuzil de infantaria de fabricação alemã comprado pelo governo
brasileiro em 1895. Este fora fabricado apos o sucesso do Fuzil da Comissão
Alemã de 1888, e entregue ao governo brasileiro com algumas modificações.
Carabina Comblain.
Esta carabina de fabricação belga foi usada por três exercitos diferentes na america do sul, o do Brasil, o do Chile e o do Peru (os 2 últimos na Guerra do Pacifico é claro), conviveu com diversas armas da industria alemã durante a guerra de canudos. Era uma das ultimas palavras em armas de longo alcance este rifle de altíssimo poder de fogo , carraegado por meio de um mecanismo de culatra.
Rifles Winchester.
Conhecido popularmente como a “ a armaque conquistou o Oeste’’, o primeiro modelo foi fabricado 1866, quando passou a cer muito utilizado pelo exercito norte americano em expedições militares contra os nativos.
Os conselheiristas e o exército brasileiro tinham alguns exemplares.
Bacamarte Turco.
Metralhadoras.
Gatling
Desenvolvida durante a Guerra-Civil Americana, funcionava com uma manivela que alimentava com muita munição inúmeros canos rotativos, que eram capazes de disparar até 6.000 tiros por minuto.
Canhões.
Canhão Krupp 60mm.
A MATADEIRA.
O canhão inglês Withworth 32, era sem duvida nem uma, um monstro que pesava mais de 1 tonelada, o que o tornava dificil de ser posicionado e de ser movido, ainda mais no solo elevado que era ocupado pelas tropas federais.
Era conhecido pelos conselheiristas como “A matadeira”, pois com 1 único tiro poderia matar inumeras pessoas ao mesmo tempo.
Estão equivocados a fotografia do canhão no gramado é do canhão inglês e a foto em preto e branco não é do canhão krupp pesquisem melhor
ResponderExcluirAs armas de carregamento manual com soquete e balas redondas de chumbo eram feitas pelos proprio soldados. Você teria uma foto desta alicate moldador de bolas de chumbo?
ResponderExcluir